Curiosidades históricas do Carnaval do Rio de Janeiro

Que o Carnaval 2021 RJ é um dos mais conhecidos do mundo inteiro isso a gente já sabe, sempre esperado pelas pessoas que adoram festa e competição, ver as escolas de samba com seus carros alegóricos, passistas, temas polêmicos e sempre aquele samba-enredo incrível, é um dos momentos mais esperados não somente pelos brasileiros, mas também para os turistas que vem de longe para participar dessa grande festa.

Mas, o que muitos não sabem é que existem várias curiosidades atrás desse evento anual, muitas delas que você nem imaginou que seriam possíveis diante de um evento desse porte.

Veja mais sobre cada uma delas e fique por dentro de como funciona.

Curiosidades sobre o Carnaval do Rio

A origem do Carnaval do Rio de Janeiro está diretamente ligada aos entrudos, festas de origem portuguesa da qual as pessoas saíam nas ruas jogando pó de arroz e perfume uma nas outras, sem nenhuma ordem no geral. Dessa forma, continuou acontecendo por muito tempo, até que assim começassem a se organizar os conhecido blocos de carnaval e posteriormente, as escolas de samba.

Foi no ano de 1835 que o carnaval começou a tomar uma forma como a que conhecemos, sendo assim comemorado pela elite carioca, praticado então por meio de bailes de máscaras no conhecido Hotel Itália. As festas eram chamadas de Sociedades Carnavalescas e eram baseadas nas festas que aconteciam em Paris.

Foi no ano de 1855 que o primeiro desfile de Carnaval aconteceu, sendo chamado de Congresso das Sumidades Carnavalescas, organizado por um grupo de intelectuais da época. Até mesmo Dom Pedro II estava lá para assistir ao desfile diante de tamanha festividade.

Mas foi só no ano de 1889 que os desfiles de rua e encontros começaram a acontecer, sendo assim organizados pela prefeitura local. Foi no final do século 20 que alguns dos blocos de carnaval começaram a organizar-se, surgindo também as primeiras escolas de samba neste formato que perdura até os dias de hoje.

O berço do samba é conhecido como a Praça Onze, local que nos anos 30 até 1944 foi o ponto de encontro para comemorar o Carnaval. Depois, foi demolida para que a Avenida Presidente Vargas existisse, conhecida até hoje como o local onde o Sambódromo existe, a partir de 1984.

Mas foi só na década de 50 que o Carnaval no Rio de Janeiro ganhou destaque mundial. Isso aconteceu porque intelectuais de fora começaram a se interessar pelo folclore e cultura nacional, levando assim os desfiles que conhecemos para a classe média.

Mesmo que seja uma festa conhecida no mundo inteiro, foi só no ano de 1963 que ela entrou para o calendário turístico da cidade, sendo assim, motivando a oficialização do mesmo com o desfile histórico do Salgueiro e seu samba-enredo conhecido como da Chica da Silva.

Agora que você já sabe mais sobre como funciona o Carnaval no Rio de Janeiro e demais curiosidades sobre o mesmo, que tal começar a se programar para conhecer uma das festas mais famosas do mundo inteiro? Fique atento!